A história que é retratada nos livros históricos vai desde a conquista de Canaã e o estabelecimento de Israel neste país, seu florescimento, decadência e queda, até o cativeiro babilônico e a restauração à Palestina.
Boa parte da Bíblia ficaria incompreensível se excluíssemos esses livros, pois é neles que a história da Palestina se desenvolve. Não que fosse uma região de poderio militar ou civilização brilhante, mas foi palco da revelação divina.
Ali viveram escritores bíblicos, a monarquia se estabilizou e se desenvolveu. Ali nasceu o Messias, executando seu ministério até ser sepultado e ressurreto dentre os mortos.
O nome Palestina é de origem grega e significa terra dos filisteus. Também chamada Canaã, em virtude dos descendentes do neto de Noé.
A Palestina é um país muito pequeno. Estende-se somente por uns duzentos e quarenta quilômetros desde Dã até Berseba, os pontos extremos norte e sul, respectivamente. Na sua largura, desde Gaza até o mar Morto, mede uns noventa quilômetros e se estreita até uns quarenta e cinco quilômetros na altura do mar da Galileia. Sua área é de vinte e seis mil quilômetros quadrados, menor do que o estado de Sergipe.
São 12 os livros que estão entre os históricos do Antigo Testamento:
12. Ester. Relata como os judeus foram salvos pela rainha Ester do complô armado por Hamã.
Uma loja da FABI - Faculdade Batista de São Paulo, feito com carinho para quem gosta de Teologia. =)